Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
capa da revista observatório edição 35, fundo rosa com letras pretas, imagem da obrigada da Rejane Cantoni

Revista Observatório 35 | Da web 2.0 à web 3.0

Confira a nova edição da revista com o tema "da web 2.0 à web 3.0" que discute as transformações e desafios da economia criativa no novo cenário da internet

Publicado em 01/06/2023

Atualizado às 15:24 de 16/10/2023

A publicação propõe um percurso de entendimento das diferenças entre as eras da internet – da web 1.0 à web 3.0 –, além de criar um contexto de reflexão sobre como o Brasil tem lidado com certas questões relativas a essa evolução. Como o surgimento de um modelo de produção mais intensivo em conhecimento impacta o processo de desindustrialização do país? Como países em desenvolvimento lidam com a proteção da propriedade intelectual? Como as disparidades de infraestrutura e letramento digital representam um desafio para o desenvolvimento inclusivo?

Para além dessas questões, a revista concentra-se também em particularidades da web 3.0, cuja principal característica é a descentralização da governança, em oposição ao modelo centralizado nas grandes empresas de tecnologia que atualmente dominam as redes sociais e demais plataformas.

Outro assunto abordado pela revista é a inteligência artificial (IA), assumindo protagonismo nas relações socioeconômicas. Os impactos vão além da esfera econômica, estendendo-se igualmente ao domínio artístico – basta ver o número crescente de artistas que estão experimentando a IA, com inéditas oportunidades.

obra de Rejane Cantoni
Revista Observatório 35 (Rejani Cantoni/ Itaú Cultural)

Acesse também nas livrarias digitais: Amazon / Apple Books / Google / Kobo

Compartilhe